sexta-feira, 28 de abril de 2017

Linha do Litoral


Linha do Litoral



O Mapa foi feito no google earth, salvo em arquivo do tipo kmz e carregado no My Maps do google, ficando assim publico na web, e pode ser acesso na URL listada abaixo.


https://drive.google.com/open?id=13xwtAbkO8OZcYuqFJBL3deKiV9c&usp=sharing 

Segue abaixo um breve histórico da Linha do Litoral, conforme descrito no site Estações Ferroviárias do Brasil por autoria de:Ralph Mennucci Giesbrecht.

LINHA DO LITORAL: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. 

http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_litoral/efl_linha_litoral.htm



A ponta inicial da Linha do Litoral a estação Santana do Maruí, após 1930 ponta da linha passou a ser a Estação General Dutra no
 centro da cidade de Niterói ao lado do porto, porem 1971 para construção dos acesso da Ponte Rio - Niteroi,  esse pequeno trecho até a estação Santana do Martambém em Niterói foi erradicado.

Após a erradicação a ponta da linha voltou a ser a estação Santana do Maruí que era um complexo ferroviário com uma bela estação, pátios, oficinas e até um porto conforme mapa abaixo um circulo vermelho destacando a legenda "Porto da EFLR"


A Construção da BR101 separou a estação do mar, mas da para ter uma ideia do tamanho e importância que esse complexo teve para Leopoldina no passado, atualmente esse é um lugar decadente as instalações estão em ruínas chega a ser até um milagre que ainda não tenha sido totalmente invadido e favelizado, uma vez que a estação foi fechada em 2006 quando o ultimo trem de subúrbio ligando Niterói a Visconde de Itaboraí rodou nesse trecho que estava sob a responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a empresa CENTRAL Logística, anteriormente esteve sob a responsabilidade da CBTU e da RFFSA, porem foi desativado em 2006 com a desculpa da construção da Linha 3 do Metro que nunca saiu do papel e virou lenda urbana

Trecho Niterói - Visconde de Itaboraí erradicado em 2006 pelo Governo do estado do Rio de Janeiro



A Linha de Subúrbio que existiu no trecho Niteroi - Visconde de Itaboraí funcionava de forma precária, mas era uma opção num eixo onde atualmente existe um deslocamento de 200.000 a 300.000 pessoas diariamente por via rodoviária, transformando o transito da região num verdadeiro "inferno", mas que é um negocio da China para as empresas de ônibus da região.


As composições eram precárias, com atrasos constantes além de circularem com portas abertas.

Foto do ano de 2004 de Latuff  






Vídeo também do Latuff com o trem ainda em atividade

Cenas que provavelmente não voltaremos a ver. Uma viagem à bordo do trem de passageiros que ligava Niterói (Barreto) a Visconde de Itaboraí, um trajeto de 33km. Esse vídeo foi feito em 6 de setembro de 2004. Atualmente (2012) não há mais tráfego de trens nesse ramal, os trilhos foram roubados em vários trechos e residências foram erguidas sobre a linha. Os governos estaduais há muito prometem a construção  





https://www.youtube.com/watch?v=_qUq8mzZ9Ik



Com a erradicação da linha a estação Visconde de Itaboraí foi completamente abandonada, essa estação foi muito importante durante o período da Leopoldina pôs era entroncamento entra a linha do litoral com o ramal de Cantagalo e com o ramal de Saracuruna que ligando assim a linha do Norte e posteriormente com a Linha Auxiliar através da variante São Bento - Ambaí, além disso era por Visconde de Itaboraí que os trens de combustível chegavam da região da bacia de Campos até a Refinaria Duque de Caxias

Observe na figura abaixo a estação Viconde de Itaboraí

Linha amarela:Ramal Saracuruna - Viconde de Itaboraí sob responsabilidade do Governo do estado do Rio de Janeiro, atualmente abandonado e sem trilhos.

Linha roxa: Ramal Niteroi - Visconde de Itaboraí  desativada pelo Governo do estado do Rio de Janeiro em 2006

Linha vermelha: Linha do Cantagalo, desativada em 1967 pela RFFSA

Linha coral: A partir desse ponto a linha do litoral esta sob responsabilidade da FCA até o final da linha em Vitoria ES  

No seu estado atual, sem estar conectada a cidade do rio de Janeiro, a linha do litoral não tem serventia, é uma linha fantasma que não chega ao porto do Rio, nem a REDUC,  o trecho sob responsabilidade da FCA tambémsofreu furto de trilhos, em locais considerados área de risco por ocorrência de tráfico de drogas ou milícias, mas a FCA esta recuperando o trecho, para provável devolução da linha a União. 





Trecho aonde o Talude foi refeito e os trilhos recolocados,  foto de setembro de 2016 da pagina: Volta Do Trem De Passageiros Magé / V.Itaboraí / Rio Bonito


A FCA tinha um contrato para transporte de tanqueiros para Petrobras, porem esse tipo de transporte foi abandonado após um acidente com vazamento 100.000 litros de óleo na Baía de Guanabara em 2005, após isso a Petrobras passou a utilizar oleoduto.

27/04/2005 - 17h17m
Cristiane de Cássia e Paulo Marqueiro - O Globo
RIO - Técnicos da Federação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema) informaram nesta quarta-feira que a mancha de óleo despejado no Rio Caceribu na terça-feira já chegou à Baía de Guanabara.  O óleo se espalhou por todo o rio, considerado um dos mais preservados da região, e afetou a Área de Proteção Ambiental do Guapimirim.  Peixes estão morrendo e os manguezais foram atingidos.  Segundo o órgão, o vazamento, decorrente do descarrilamento de um trem, pode ser classificado como um desastre ecológico.
A Secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) multou, na terça-feira, em R$ 4 milhões, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) pelo derramamento de cerca de cem mil litros de óleo diesel no acidente, que ocorreu na madrugada de terça-feira, na região do Rio Aldeia, em Porto das Caixas, distrito de Itaboraí.  Por volta das 4h, um trem de carga descarrilou e dois vagões tombaram.  Segundo a Serla, a transportadora avisou os órgãos ambientais somente às 8h.  O órgão já havia aplicado outra multa, de R$ 1 milhão, porque o óleo atingiu um manancial de abastecimento hídrico.
Segundo a secretaria de Meio Ambiente, o vazamento não chegou a prejudicar o abastecimento de água na região, já que o acidente ocorreu depois do trecho do rio onde a Cedae faz a captação.
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) vai multar a FCA.  Segundo o Conselho, a empresa será autuada por exercício ilegal da profissão, já que não foi localizado no sistema do Crea registro ou visto da FCA.  A infração está prevista no artigo 59 da lei 5.194/66. No acidente, sete vagões de combustível descarrilaram, sendo que quatro deles tombaram, provocando derramamento de óleo diesel.
Trinta e seis vagões carregados de óleo seguiam em comboio de Campos Elíseos para Campos.  Com o descarrilamento em Porto das Caixas, um deles transbordou totalmente e outros três ficaram gotejando.  Inicialmente, a Serla havia calculado que 60 mil litros de óleo foram derramados.  No entanto, no fim da tarde, novos cálculos mostraram que cem mil litros foram despejados no meio ambiente.


http://gvces.com.br/oleo-derramado-em-acidente-de-trem-chega-a-baia-de-guanabara?locale=pt-br

A FCA operou no final dos anos 90 um trem de passageiros com composição com cinco carros, que partia da estação Visconde de Itaboraí nos dois primeiros sábados do mês em direção a Silva Jardim passando por Tanguá e Rio Bonito. Foto: Alexandre Filho 
Via página: Tanguá Antigo 






Também foi na linha do litoral aonde ocorreu um dos maiores acidentes ferroviários do Brasil, o quarto em numero de mortos, 110 no total e mais de 200 feridos, ocorrido na madrugada do dia 06 de Abril de 1950 tendo ocorrido em Tanguá entre as estações Tanguá e Rio Bonito,  o local está assinalado no mapa com a letra P.

 Relato completo do sinistro na página: Tanguá Antigo  







Quanto ao futuro da linha do litoral, muito provavelmente deve ser desativada e substituída pela EF118 em bitola de 1,60m com traçado muito mais moderno, evitando a região montanhosa do estado do Espírito Santo, será conectada a volta de Japeri (antiga linha auxiliar) chegando a Cariacica no Espírito Santo.

Abaixo o mapa comparando o traçado da linha do Litoral (linha laranja) e a EF118 (linha vermelha).



 


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